terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conceito de Equilíbrio


Na concepção ocidental, o equilíbrio é um ponto a ser achado. Todos nós ouvimos falar que precisamos achar equilíbrio na vida, no relacionamento, no trabalho etc... Ao tentar achar esse equilíbrio os ocidentais procuram isso como se fosse um ponto do meio em uma linha, nem mais e nem menos.

Na concepção oriental, esse ponto cartesiano não existe. Buscar o ponto certo é uma procura em vão. Um modo fácil de entender isso é que a vida não é constante, apesar de obedecer algumas regras imutáveis. Portanto se nada é constante não há um ponto certo em que possamos falar: Achei o ponto de equilíbrio da minha vida.

Portanto não existe equilíbrio? Existe sim, apenas estamos afirmando que ele não é um ponto certo. Para entender isso é preciso saber um pouco do conceitos do Yin Yang e a mutação e o imutável.

Para o primeiro passo, vamos entender o equilíbrio da natureza através do dia e da noite.

O dia tem o equilíbrio certo com a noite mas qual é o ponto de equilíbrio dos dois? Quando o Sol se põe está transitando para a noite mas nessa hora não há como definir se esse período é dia ou noite.

Na nossa vida também. Não há um momento certo de equilíbrio, mas o equilíbrio constante.

1 comentário: