segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O que é equilíbrio? - Complementaridade



No texto anterior falamos do pensamento carteziano que não condiz com o que a filosofia oriental trata do equilíbrio. N ão existe a princípio um ponto de equilíbrio. Como não existe uma linha definida o que divide o céu e a terra.

Para entendermos um pouco sobre o que é necessário para buscar o equilíbrio na vida, precisamos agora começar a estudar um princípio essencial da cultura oriental: a complementaridade.

Esse princípio, bem como o “anti-cartezianismo", está simbolizado pela figura que conhecemos como Yin e Yang.

Muitos pensam que a noite é o oposto do dia, mas quase sempre esquecemos que a noite não existiria sem o dia. Essa met áfora ilustra bem essa lei da complementaridade. Um não existe sem o outro e se complementam, apesar de serem opostos.

O não existe o céu sem a terra, não existe homem sem mulher, não existe dia sem noite, não existe o duro sem o maleável, e é assim que a natureza se complementa.

Para tudo existe um oposto que o complementa. Portanto, quando deparamos com alguma coisa que é oposto de sua personalidade não se esqueça de dar uma chance a ela. O oposto pode complementar sua vida.

Exemplo disso é quando se conhece uma pessoa que é o oposto de você, racionalmente essa pessoa não combina com o seu jeito de ser e de pensar, mas contudo vocês se dão bem. Uma energia faz com que você goste dessa pessoa. É quando falamos que essa pessoa te completa.

No trabalho, tem sempre aquela pessoa que uma é mais planejamento e outra mais executora. Assim as pessoas de um time se completam. Casos que um dos sócios é mais intuitivo e outra mais racional e que fizeram negócios de sucesso.

Nos esportes e artes marciais, temos momentos que temos que treinar árduamente, mas também outros que precisamos ficar mais relaxados. Esse complemento de rigidez e maleabilidade se completam para uma saúde plena.

Portanto, ao fazer uma escolha para qualquer área da da vida, veja se isso te completa. O Yang procura o Yin e vice versa. Complementar com o oposto é o verdadeiro equilíbrio.

Porém por que as pessoas brigam, fazemos algumas escolhas erradas se os opostos se complementam?As escolhas deveriam ser fácil de acordo com a lei da complementaridade.
Para essa resposta deixo outra questão: exite um pouco de si em seu oposto? Dentro do Yang existe o Yin




1 comentário:

  1. Oi Alex
    estou gostando muito do Blog!
    Parabéns...continue compartilhando com a gente esse seu conhecimento, serei sempre grata =)

    ResponderEliminar